quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Se Eu Ficar - Gayle Forman

Boa noite, leitores! Estou um tempo sumida (lendo alguns livros e me atualizando) e trago pra vocês hoje a resenha (FINALMENTE!) do livro Se Eu Ficar da maravilhosa Gayle Forman.

Sinopse: 


" Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio de carro. E, em um instante, tudo muda. Toas as escolhas se perderam, menos uma. A única que realmente importa. 
Se Eu Ficar é um conto belíssimo sobre a força do amor, o verdadeiro significado da família e as decisões que todos nós precisamos tomar." 


O livro conta a incrível história da jovem Mia, de dezessete anos que sente que esse mundo não pertence a ela. Sua paixão é a música clássica e seu amante da vida é o seu violoncelo. Seus pais, diferentes dela, gostam de um bom Rock (até seu irmão Teddy) e seu namorado (irresistível) Adam, um roqueiro, que tem uma banda de punk chamada Shooting Star. Mia não era muito de ter amigos e só tinha uma amiga na qual confiava e amava, a Kim. A vida dela era normal. Tinha pais legais, um namorado perfeito... até que um dia passeando com os pais, de carro, aconteceu um acidente. Pela primeira vez, Mia se sente realmente sozinha. Vendo os pais mortos, com a única esperança de salvar seu irmão, até que ela mesma se surpreende ao ver seu corpo no chão, e se dá conta de que não está dentro do próprio corpo, ou seja, ela pode ver tudo. Ela se vê sendo levada ao hospital, ao levarem os pais dela. Vê os seus avós fazendo de tudo para verem ela. Sua amiga. Seus tios, primos... Mas na hora, a única pessoa que ela queria ver era Adam. 

Ela não sabia como continuar. Não sabia nem o porque estava acontecendo aquilo. Aquela segunda chance, porque, seus pais morreram na hora, não tiveram tempo de escolher, e se tivessem, escolheriam não morrer, e essa é a grande decisão que tem que tomar. Ficar com o seu namorado, Adam, e seus avós, sua amiga, lutar para realizar seu sonho de se uma violocentista de sucesso ou simplesmente se deixar levar. Apagar tudo da memória. 

No livro tem partes muito emocionantes, mas apenas duas são ao mesmo tempo triste e emocionantes. A visita do avó de Mia quando ela está na UTI e a visita do namorado dela. Ambos, pedem que ela tome a decisão que achar melhor (Graças a enfermeira, que disse que só Mia poderá decidir entre ficar e partir. Só ela pode decidir acordar do coma. Aparelho, médico, cirurgia nenhuma ajudará ela acordar.) E ela fica dividida. 

O livro se passa em 24 horas, e ao longo do livro a Mia vai se vendo no hospital e vai tendo flashbacks de como sua vida era antes do acidente. Da sua briga com Kim quando eram crianças. Das histórias dos seus pais. Da sua ótima relação com Teddy. De quando conheceu Adam. Do seu futuro com ele, caso ela decidisse mesmo ir para Julliard e eles tivessem que se separar. 

Na segunda vez que Adam a visita no quarto, e tem uma "conversa" sincera com ela, Mia toma a decisão mais dolorosa da sua vida. Que deixaram marcas para sempre. Ou nela, ou em outros, e só naquele momento ela entende que "Às vezes, você faz escolhas na vida, e às vezes, a escolha faz você."

Minha Opinião... 
Eu acabei de ler o livro e estou com a sensação de quero mais!!! Eu descobri o livro através do Skoob e me apaixonei pela história. Não por ter relação a música (que eu amo) mais por ser um romance muito puro, um livro simples mais com uma aprendizagem muito grande. Você com certeza não termina de ler esse livro não aprendendo nada. Eu fiquei completamente apaixonada pela Mia e o Adam, não tem como não torcer por eles! Desde a primeira página você já sabe que vai ser um livro "pesado" que vai fazer você se colocar no lugar da personagem principal, e se perguntar "E se fosse comigo? E se eu perdesse tudo de uma hora pra outra?" Porque, vamos admitir, todos tem um pouco de medo da morte e de como ela é. Ainda mais se você tivesse opção de escolher entre ficar e partir. Então, Se Eu Ficar ensina um pouco mesmo, coloca na nossa cabeça que a qualquer momento tudo pode mudar. E não deixar nada pra amanhã, ou semana que vem. Ele é o típico livro que faz você ler com lencinhos do lado, porque não é fácil encarar as páginas e o sofrimento da Mia, não é fácil mesmo. E tem uma frase bem pequena mais muito forte no livro que é "Viva Para Amar", que tem a ver um pouco com a escolha da Mia (EU TO ME MORDENDO PRA NÃO CONTAR O FINAL PRA VOCÊSSSSSS) Resumindo, eu gostei muito, fiquei completamente apaixonada pela história, virei fã mesmo, e hoje é um dia feliz porque hoje lançou o filme nos cinemas (YEAAAAAHHHHH) Eu recomendo, de verdade, que leiam antes de ver o filme e se você já leu não perca mais tempo e vai no cinema! Sem contar que foi um grande sucesso na bienal do livro de São Paulo! E pras fãs do livro, que leram e acham que vai terminar assim, quero dizer-lhes que não vai, por que tem a continuação que é Para Onde Ela Foi que é contado pelo ponto de vista do Adam (o namorado dela) mas ainda não chegou aqui no Brasil.

Se você é de São Paulo e foi na bienal, fale ai nos comentários como foi e os livros que comprou! ;D

Trailer do filme: 



Eu sei que você chorou só de ver o trailer, assim como eu. *-* hahahaha












Por hoje é isso. Se você já leu o livro deixa ai nos comentários, se você ainda não leu fale ai também. Diga se gostou ou não gostou, e o próximo post será sobre o filme, que provavelmente verei esse fim de semana. Falarei como foi a adaptação, os personagens e outras coisas. Espero que tenham gostado, um SUPEEER BEIJO e até a próxima! 

Ana.









17 comentários:

  1. Adorei a resenha, a playlist e sua camiseta da foto! (:
    Beijo!

    http://staffbooks.blogspot.com.br/2014/08/resenha-assassins-creed-renascenca.html

    ResponderExcluir
  2. Amei essa resenha <3 Já ouvi falar sobre o livro,mas ainda não li!!
    Bjss

    http://livros-infinitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha.
    Estou lendo o livro, mas ainda não vou falar o que acho, só que espero gostar tanto quanto você.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá ...
    Li esse livro a muito tempo atrás, tinha outra capa e era da editora Rocco.
    Realmente é uma linda história, com uma mensagem muito bonita.
    Estou louca para ler a continuação.
    Parabéns pela resenha .

    Amanda

    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que dessa vez eles deram o VERDADEIRO valor que o livro merece! É tão lindo, tão puro <3 Obrigada

      Excluir
  5. Olá, adorei a resenha.
    Também sou mega apaixonada por este livro, e ansiosa pelo filme, afinal espero que seja tão emocionante quando o livro.
    E também estou ansiosa para ler pelo ponto de vista do Adam.

    Parabéns pela bela resenha.

    http://www.umagarotachamadasam.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sa!
      Eu também estou muito ansiosa.

      Excluir
  6. Oiii, Ana! *-*
    Amei a resenha e foi exatamente assim que me senti quando li... Não vejo a hora de assistir o filme! Deve ter ficado lindooo ♥
    E claro, ler a sequência, rs

    Beeeijos ;*

    chaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu não li o livro ainda. Mas irei rsrs.
    Eu vi o trailler deste filme nos EUA e me apaixonei, não sabia que por aqui estava bombando tambem. De qualquer forma não posso deixar de dizer que amei a resenha.
    Beijos
    Tem promoção rolando no meu blog www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    Amei essa sua resenha! <3 Estou louca para ler esse livro, deve ser incrível e com uma história emocionante e que nos passa ótimos ensinamentos.
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse book, entretanto a sua até o momento foi a melhor. *-* hehe... Fiquei com ainda mais vontade de ler algum dia esse livro. Beijos...
    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Meu preferido <3 <3 <3 Fico tão feliz quando vejo resenhas positivas sobre Se Eu ficar haha

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  10. Esse tipo de livro não é muito a minha praia, mas está sendo tão elogiado que acho que lhe darei uma chance.

    Gosta de listas de livros? Visite meu blog:

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/07/sete-mulheres-que-tocaram-o-terror.html

    ResponderExcluir