segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Resenha - Um Dia (David Nicholls)

Oi oi, pessoal! Há exatamente dois meses atrás eu comprei o livro "Um Dia" do David Nicholls, mas acabei deixando de lado pra ler outros livros, e acabei não conseguindo mais acompanhar o livro. Agora pouco terminei de ver o filme, pra ver se me dava mais coragem pra terminar de ler, e olha... me deu muito mais que isso!

Aaah, antes de começar a resenha, quero dizer que o blog Contos de Duas Doidas agora é parceiro do blog Construindo Estante e My Stories and Wonderful Books. Eu sou muito apaixonada por esses dois blogs, e fiquei muito contente de poder dizer que as minhas duas primeiras parcerias foram com eles! haha eu recomendo que você acesse os blogs (o banner está aqui no blog mesmo) e dá uma olhada nas resenhas, você não vai se arrepender!


O livro conta a história de Emma e Dexter, dois jovens recém- formados e que vivem suas vidas, tem planos totalmente diferentes um do outro. Eles se "conhecem" e resolvem passar a noite juntos, e dali em diante decidem ser amigos, mas ambos sabem que sentem muito mais do que carinho um pelo outro, porém não admitem. 

Mas nem sempre a vida age como a gente quer, nem sempre os planos dão certo e com eles não foi diferente. Dex queria ser famoso e se divertir mas acabou pagando caro, jogando sua carreira no lixo. Emma sempre sonhou em ser professora e escritora, se formou pra isso, mas depois de tantos anos, e de tanto trabalhar em algo que ela não imaginou pra ela, consegue realizar esse sonho. 

Eles não imaginam que passariam por tantas situações, tantas coisas juntos, e realmente, cresceriam juntos. 

 A história se passa entre duas décadas, mas não é contada a cada dia do ano exatamente. O que mais chama atenção é que a história deles é contada em um único dia do ano. No mesmo dia. Desde que se conheceram. Cá entre nós, como não admirar o David depois dessa? haha 

Mas nem sempre nesse mesmo dia eles se reencontravam, pelo contrário, mostrava como era a vida deles naquele momento, naquele ano, naquele dia. E nos mostra como as coisas podem mudar. Menos o sentimento. 

E mesmo depois de tantas brigas, de tanto dormir juntos, eles percebem que mesmo se tomarem caminhos diferentes eles vão se reencontrar. Dex perdeu a mãe, se casou, teve uma filha, se separou e foi atrás de Emma, que por sua vez, escreveu um livro, se mudou e estava feliz por que tinha encontrado um cara e gostava dele, mas nunca havia esquecido Dex, e no final, eles ficam juntos... mas não acaba aí...


Cuidado! (contém spoilerrrrr!)

Eu realmente não gosto de dar spoiler aos leitores (mas sou totalmente diferente, eu amo receber) mas depois de ver essa história magnífica e meio confusa você que leu e entendeu e quer entender de novo, você que não leu mais quer spoiler, enfim, eu vou explicar! 

Para alegria dos fãs, Emma e Dexter ficam juntos sim. Eles têm uma vida normal. A filha de Dex adora a Emma, eles são felizes e eles querem ter filhos. Mas com o tempo passando a Emma não consegue engravidar e isso vai esfriando um pouco a relação, até que ele propõe que eles jantem juntos pra não ficar aquele clima estranho e ela se convence de que vai ser bom não pensar tanto nesse problema. Ela manda uma mensagem de voz dizendo que ele é especial, que o ama, e se desculpando por ter sido chata. Ela está a caminho de casa (indo de bicicleta) quando acidentalmente um ônibus atinge ela, e ela morre... 

A história termina com ele imaginando eles se conhecendo e andando em uma montanha, há vinte anos atrás, antes de tudo. E ai ele imagina ele e a filha dele subindo a mesma montanha, no presente, depois do acidente, depois de tudo. E termina com eles dois a vinte anos atrás, se despedindo e falando que ainda iriam se reencontrar. 

Minha opinião...

Eu sou eternamente grata ao David Nicholls por ter feito uma história tão magnífica. Eu não imaginava que teria um final assim, e pela primeira vez, eu não quis que tivesse outro. Sério. A forma como ele contou é maravilhosa e o que nos ensina. A vida é muito imprevisível. Por mais que você planeje tudo nem sempre ocorre como você planejou. E isso não é triste, pois outras coisas boas podem acontecer, que você nem chegou a imaginar, a vida realmente é uma caixinha de surpresas e nem sempre tem final feliz. 

O livro tem tudo pra virar um clássico moderno e ser lembrando muitos e muitos anos. Depois de ACEDE, nenhum filme/ livro havia me feito chorar tanto a ponto de querer parar de ver/ler. Por que quando você fica diante de uma história como essa você automaticamente se põe no lugar do personagem e se pergunta "Por que logo eu fui perder a pessoa que tanto amo?", "Por que nada na minha vida dá certo?" E então quando você termina, percebe que ao longo dos anos tudo vai mudando e que não necessariamente o que é hoje vai permanecer daqui a vinte anos. Seja um amor, amizade, uma carreira, etc. E que sim, é possível amar alguém tempo suficiente para que se torne "eterno". E o amor de Dexter e Emma é assim... 

Eles não são mais um casal que você esquece no próximo livro que você lê. Acho que quando os personagens mexem com você, a ponto de vocês se colocarem no lugar deles, o livro, a história se torna especial e inesquecível. Eu recomendo e não tenho vergonha de ter chorado com o filme. David transformou essa história que é uma ficção em algo que se pararmos pra pensar pode acontecer com qualquer um de nós. E é por isso que se tornou uma das minhas preferidas.

Termino essa resenha, muito emocionada, novamente, e feliz, por ter passado essa experiência de ter visto esse filme maravilhoso, de estar prestes a terminar o livro e com o dever de recomendar a vocês também! 

Trailer do filme...

 

A MARAVILHOSA Anne Hathaway no papel de Emma e Jim Sturgess no papel de Dex. Vale a pena ver o filme e de preferência, com uma caixinha de lenço do lado, porque amigo(a), vai ser difícil, viu?! 



Espero que tenham gostado da resenha, se você já leu e viu o filme, fale aí nos comentários!
Um super beijo, 
e até a próxima! Boa noite.



" A amizade entre os dois era como um buquê de flores murchas que Emma insistia em regar.
 Porque não deixar morrer? Era tão irrealista desejar que uma amizade durasse para sempre."
(p. 189)







34 comentários:

  1. Olá :) Primeiramente eu te agradeço pela postagem falando um pouco sobre as novas parcerias do seu blog, fico muito feliz por firmar parceria com você(seu blog) *-* vc sabe que eu gosto muitíssimo do seu blog! love *o* <3 Também fico feliz pela a sua parceria com o outro blog aí. *--*
    Amei a resenha!!! *---* Eu já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e já tinha decidido ler, entretanto, é como se eu ainda não estivesse com "aquela grande vontade de ler", mas depois de ler a sua resenha que tá tão bem feita/escrita eu fiquei com ainda mais vontade de ler, :D apesar de eu ter pulado a parte que tem o spoiler.. kkkk :p xD
    A história desse livro deve ser linda, já da para perceber que é emocionante, :') mesmo sem ter lido eu já gostei da forma como o escritor desenvolveu a trama, por a história se passar em 1 dia e mesmo assim... também se passar em 2 décadas. :o isso me deixou com curiosidade. Quero muito ler e depois assistir o filme, acredito que também é ótimo! Concordo, nem sempre tudo e ou a nossa vida é como nós imaginamos e ou sonhamos. Obrigada mais uma vez. :3 Beijos! <3 :)
    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, agradeço mais uma vez pela parceria! Estou muito feliz também, muito! E sim, esse livro é muito emocionante, se tornou um dos meus preferidos, sabe? Fico contente que tenha gostado da resenha, muito obrigada! haha

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi!
    Parabéns pela parceria, já são dois blogs que eu acompanho :)
    A Lia do Construindo Estante inclusive é minha parceira :)
    Adorei a resenha me instigou a ler o livro, embora eu tenha precisado pular a parte do spoiler rsrsrs

    Sucesso!
    Beijão
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas parcerias com os dois blog's :) Sobre o livro eu meio que não quero ler, não que eu ache o enredo fraco ou feio, mas quase me desidrato vendo o filme... vou morrer de chorar lendo o livro hahahahaha é daqueles livros que não estão na minha lista de leituras mas não descarto comprá-lo depois.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é!
      Mesmo assim, eu o recomendo e espero que um dia você o compre e leia. *-*

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Depois que vi o trailer, e vi sua resenha...
    fiquei mto curiosa, tanto em relação a leitura quanto ao filme *o*
    Tem uns 5 meses que nao leio romance, ta na hora de voltar.

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na hora sim, Ingrid!
      Que bom que a minha resenha despertou curiosidade em você.

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Olá ! Tudo bem?? Eu adorei essa resenha! Já li várias sobre esse livro, mas me encantei por essa! Eu ainda não li, mas já vi o filme e é muito bom !! Espero ler logo!
    Parabens pela resenha, pelo blog. Ta muito legal
    Bjos
    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus!
      Fico feliz que tenha gostado.

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Olá ...
    Parabéns pelas parcerias ... sucesso para vocês.
    Ainda não li este livro, e confesso que não tenho muito interesse em lê-lo. Minha irmã leu e não ficou muito empolgada, mas quem sabe eu não de uma chance a ele .
    Aguardo sua visita.
    bjs
    Amanda
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Pois é, cada um tem sua opinião sobre o livro. Leia e tire sua própria conclusão =D

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oi, Ana!
    É um prazer firmar essa parceria. Que dela nasça uma boa amizade ^^
    Eu estou louca para ler esse livro! Só tem elegios referente a ele e cada vez que leio uma resenha como a sua, minha vontade só aumenta!
    Pulei a parte do sspoiler porque em breve irei lê-l, haha. Mas, adorei sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook - Tem promoção lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero que nasça uma amizade entre nós duas *-* Também fico feliz pela parceria, viu?
      Que bom que gostou da minha resenha, espero que tenha oportunidade de lê-lo =D

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Parabéns pelas parcerias...
    Bom eu vejo esse livro no mercado toda vida que eu vou lá parece que ele me chama... Já estava com vontade de ler esse livro mais a resenha que vocês fez me deixou com mais vontade ainda....


    falogarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Depois desse post vou ler esse livro..

    Também gosto muito do seu blog, principalmente das músicas amo Cold Play!

    Parabéns..

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha do Um dia do David Nicholls ainda não tive a oportunidade de ler.
    Vou acrescentar na minha lista de próxima leitura :)
    http://euemeuviciochamadoleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha oportunidade de lê-lo!

      Beijos e obrigada pela visita. =)

      Excluir
  11. Olá.Eu tenho esse livro,mas até agora não tive vontade de ler.Sua resenha me deixou interessada e curiosa sobre o livro.E depois desse spoiler...eu preciso ler haha

    Bjs
    http://livros-infinitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo, Nath! hahaha

      Beijos e obrigada pela visita. =)

      Excluir
  12. Ane!
    Não tive oportunidade de ler o livro, nem de ver o filme, mas fiquei contagiada com sua emoção ao fazer a resenha.
    Sem contar que um livro/filme que nos faz refletir sobre nossa forma de viver e sobre o amor verdadeiro, é sempre válido.

    Parabéns pelas parcerias com os blogs.

    Sigo o blog e agradeço o convite para vir visitá-lo.

    Desejo uma semaninha maravilhosa de luz e paz!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rudy! É sempre bom ler histórias assim, dá mais coragem e mais sonhos de viver intensamente e amar intensamente *-*

      Obrigada pela visita! =)

      Excluir
  13. Ah meu Deus! Esse livro é lindo demaaais, um dos meus favoritos <3
    Ainda não assisti o filme, mas agora fiquei com muita vontade de assistir!

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca mais tempo, ok? hahahaha

      Obrigada pela visita =)

      Excluir
  14. nossa, morri de vontade de ler o livro agora, e ver o filme tbm. Amei seu blog bjãoo
    http://pedacindekada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ameeeei sua resenha! Eu já tinha visto esse livro quando eu vou em livrarias, mas nunca tinha me despertado a atenção. Mas com certeza após sua resenha eu vou comprá-lo e assistir o filme. Parabéns!
    http://coisasdegabiz.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Gente, tenho esse livro faz um tempão, e só agora, com o spoiler, é que deu vontade de ler. kkk
    Termina de um jeito bem inusitado.
    E doloroso.
    Como tudo na vida, aliás.

    Beijos, Carol <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilly, não perca mais tempo e leiaaaa *-*

      Obrigada pela visita, amiga!

      Excluir
  17. Faz um tempo que baixei no computador este livro, mas ainda não li, nem conhecia a historia, mas adorei a resenha, bem interessante, passou um bela impresssão do livro, me interesso por essas histórias, ótima resenha, interessante demais Ana.

    ResponderExcluir
  18. Ohh man!
    Como eu amo esse livro e esse filme.
    Eu li o livro em um momento, de certa forma, triste de minha vida. Foi bem emocionante. Depois eu li o livro e ele é uma das adaptações mais fiéis que conheço!
    Amei sua maneira de fazer resenha e fiquei com uma vontade enorme de reler o livro!
    <3
    Beijinhos!

    ResponderExcluir