Boa noite, meus leitores queridos!!!!
Ok, ok! Não foi apenas A Culpa é das Estrelas que venceu na enquete, quem venceu também foi O Lado Bom da Vida. Decidi então fazer A culpa é das Estrelas primeiro, e amanhã ou depois, fazer O Lado Bom da Vida, ok?Bom, então vamos lá!
A Culpa é das Estrelas
A Culpa é das Estrelas virou o queridinho dos leitores, isso é fato. Uns dizem ser o melhor do John Green, outros dizem que é modinha.
E VOCÊS? O QUE VOCÊS ACHAM?
Vou guardar a minha opinião pra depois.
~ Livro ~
Conta a história de Hazel e do Augustus. Dois adolescentes, comuns, digamos assim. Com seus problemas. Hazel por sua vez tem câncer, que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém até um certo ponto a metástase em seus pulmões. Augustus é um ex-jogador de basquete. Perdeu a perna para o esteosarcoma. Eles se conhecem no Grupo de Apoio para Crianças com Câncer, e logo Gus se interessa por Hazel. Hazel tem pais muito protetores, que acabam sendo seus únicos melhores amigos. A mãe dela, vive apenas para Hazel e o pai, é sensível e chora sempre que pensa que a qualquer momento pode deixar de ser pai. Hazel não é o tipo de doente que fica se lamuriando pelos cantos com medo do que pode acontecer. É apenas reservada demais. Mas se considera uma granada, que pode explodir a qualquer momento e pode machucar, quem estiver por perto, sem querer. Ela também se interesse por Augustus (quem não se interessaria??? aaaiaiii) Ela deixa de ser assim quando começa a conhecer realmente o Augustus e assim começa a história deles. Diante de tantas dificuldades, eles se apaixonam e vivem uma curta, mais uma linda história de amor.
~ Filme ~
Trailer do filme
A data de estreia eu ainda não sei. Eles estão sempre antecipando, mas logo que confirmarem direitinho, eu aviso aqui no blog.
~ Minha opinião ~
No começo dessa resenha, eu fiz a pergunta "O que vocês acham?" se é realmente modinha ou se é o melhor do John Green. Bom, vamos a minha opinião. Pra mim, não é nem um nem outro. Não é modinha. É um livro comum. E não é o melhor dele, desculpe, não é. Pra mim, não é. Prefiro, MIL VEZES, Cidades de Papel. Antes de ler esse livro eu via muitas pessoas falarem "Ah, é lindo, eu amo. eu tenho tênis de A Culpa é das Estrelas, camiseta, caneca, anel, mochila..." Tem o dubo que a Hazel coloca no nariz também? hahahaha porque né... Mas enfim! Eu li, pra tirar as minhas próprias conclusões e gostei. Ri mais do que chorei. E no final, vi uma mensagem que poucos viram. Um dúzia pra falar que amou o livro. TÁ! E a mensagem que o John quis passar? Eu posso dizer que ADOREI esse livro. É um romance tão leve e beira muito o bom humor. Perdi a conta de quantas vezes eu ri o com Gus. Mas eu sou incapaz de ser o tipo de pessoa que tem tudo do livro, pelo amor, gente! Ao invés de você fazer propaganda do livro com camiseta, tênis etc. que tal ler o livro mais e mais? Eu já li 3 vezes. Ri 3 vezes, chorei 3 vezes. Eu super recomendo esse livro. Então, se você fala "ah, é o melhor do John", leia os outros livros dele. Ou se você tem tudo desse livro, vai ler O PRÓPRIO LIVRO. É melhor. Vai por mim. E se você fala que é modinha, pare e vá ler esse livro. Ele é ótimo, completo e você não vai se arrepender! Esse livro é inspirador, corajoso e muito romântico! Hazel e Gus, viraram um dos meus casais preferidos. E eu estou muito, mais muito ansiosa pelo filme!
~ A mensagem ~
Um dos objetivos do livro era a Hazel e o Gus irem a Amnsterdã (o que tornou tudo mais romântico) para conhecerem o autor do livro preferido deles: Uma Aflição Imperial. E por fim, eles conseguem ir. (Quando eles chegam e a hora do jantar é uma das partes mais lindas do livro e eu sei que eu vou chorar com essa cena, vendo o filme) Mas quando ela fica cara a cara com o autor do livro que ela já leu inúmeras vezes, ela se decepciona. Peter von Houten, fala pra ela uma coisa que me marcou de uma forma estranha. Foi uma das coisas que eu mais gostei do livro (uma das partes) Ele Falou: "Mas para ser totalmente honesto, essa ideia infantil de que o autor de um livro tem algum insight singular sobre seus personagens... é ridícula. Aquele livro foi composto por rabiscos numa página, minha cara. Os personagens que nele habitam não possuem vida fora desses rabiscos. O que aconteceu com eles? Todos deixaram de existir no momento em que o livro acabou."
Ai você me pergunta: O que tem a ver, Ana? Meu caro, leitor! Já parou para pensar como ficamos quando terminamos de ler um livro? Ficamos tristes, vazios. Por que o livro acabou? Talvez. Mas grande parte disso é porque você vai sentir saudades dos PERSONAGENS. Todo leitor é assim. Se isso não acontecer ou você não gostou do livro ou você não se envolveu. Outra pergunta. Já parou pra pensar quantas vezes você não conseguiu dormir por causa de um livro? Porque não teve o final que você queria? Ou teve, e você ficou feliz demais, e não conseguiu dormir? é meu caro... Isso aconteceu com a nossa Hazel, e ela vai atrás de respostas. Nada mais justo. E o que ela encontra? Nada. Isso mesmo. O que acontece com eles? Nada, por que eles não existem. Já pararam pra pensar o poder que o livro tem sobre a gente, que consegue fazer a gente se apaixonar por uma pessoa, que não EXISTE? Pois é. Sou apaixonada pelo Gus, Quentin, Noah, John, Max... E aí? O poder de conseguir fazer a gente pensar que eles existem, que tem sentimentos, são iguais a nós. Sofrem, vivem. Um exemplo: Quando eu terminei de ler A Menina que Roubava Livros. Eu fiquei sem chão. Eu fiquei totalmente chocada com o final do livro. Com a última frase. E o final de A Culpa é das Estrelas? Sem chão novamente. Porque você fica procurando respostas, querendo saber o que aconteceu com a Hazel, os pais dela, o Isaac. E não dá! Vocês entendem o que um livro pode fazer com a gente? E isso caro leitor, É UM ABSURDO, É INCOMPARÁVEL, É ESPETACULAR!!!
Conclusão: A Culpa é das Estrelas é um livro ótimo, mas não chegou a ser o meu preferido do John Green. E sei que muitas pessoas são iguais a mim nesse conceito. Mas confesso: foi uma das histórias de amor mais lindas que eu já li.
Bom gente, fico contente em fazer essa resenha, de falar sobre esse livro lindo, e espero que vocês tenham gostado também! Já leu? Deixe sua opinião. Se não leu. Deixe sua opinião também.
Em breve terá nova resenha, fiquem atentos!!! hahaha
E um super beijo, até a próxima.
Ana.